Inegavelmente, a tecnologia da computação cresceu exponencialmente ao longo dos anos. No entanto, nem todos conseguem utilizar um computador, especialmente aqueles nascidos na década de 1960, quando os computadores não eram amplamente utilizados. Para se ter habilidades em utilizar um computador, você precisa estudá-los, uma dessas formas seria por meio de um treinamento através do curso de informática.

Hoje, cursos de informática são fáceis de encontrar em quase todas as cidades. A Info School, por exemplo, tem 11 unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro.

O que, exatamente, é que leva as pessoas a estudar o computador? Talvez essas sejam algumas das razões:

1- Grande oportunidade de conseguir um emprego

Já viu um anúncio de vaga de emprego? Quase todas as empresas estão exigindo que seus funcionários sejam capazes de manusear um computador. Geralmente, eles fornecem requisitos mínimos para dominar programas do Microsoft Office, como Word e Excel.
O conhecimento básico de informática pode ajudar você a desempenhar diferentes tarefas em cargos como o de secretária, RH, vendedor, recepcionista, entre outros. Dessa forma você aumenta as ofertas de trabalho para as quais poderá se candidatar e ainda pode escolher a que melhor se adéqua a si mesmo.

2- Facilita a execução de tarefas

Hoje em dia, grande parte dos professores muitas vezes fornecem tarefas que precisam ser feitas em um computador. Bem, se pudéssemos utilizar um computador, seria mais fácil fazer o trabalho. Não precisaríamos pedir uma outra pessoa para digitá-lo por você. Da mesma forma, quando um funcionário consegue um emprego em seu escritório, usando um computador, seu trabalho é feito rapidamente.

3- Organização de arquivos

Uma das funções de um computador é armazenar dados. A partir da informática, dados importantes, como artigos, atribuições de escritório, perguntas de referência, e-books e muito mais, podem ser armazenados no seu computador. Esses dados não serão perdidos enquanto o disco rígido do computador ainda estiver funcionando corretamente. Assim, podemos economizar papel.
Se você precisar acessar seus dados em outro computador, salve-os em um e-mail ou Google Drive que possamos acessar através da internet em qualquer lugar que estiver.

4- Facilita a comunicação

Aprender a se comunicar online é importante nos dias de hoje. No passado, a comunicação de longa distância só usava correio. Teríamos que esperar dias para receber a notícia pelo correio. Agora, com a ajuda da tecnologia da computação, as notícias remotamente podem ser recebidas em segundos. Exemplos de aplicativos de computador que fornecem tais facilidades são Whatsapp, Discord, Skype e muitos outros.

5- Nos tornam mais criativos e inovadores

Já viu uma criança de 3 anos desenhando um desenho em um computador? Essa é uma das provas de que os computadores podem nos tornar mais inovadores. Descobriremos coisas novas enquanto trabalhamos em vários aplicativos em nosso computador. Também podemos editar fotos, desenhar vestidos, fazer cartões de convite, e assim por diante.
Um ótimo exemplo de ferramenta seria o Photoshop, assim como o Corel Draw, ambos são programas de edição de imagem. Você pode aprender a usar esses aplicativos através de um curso de informática avançado, como por exemplo, o curso de Design Gráfico.

Conclusão

Aqui estão algumas razões pelas quais devemos estudar computação.  A tecnologia muda o tempo todo e você não pode ficar para trás. Invista em você mesmo e dê mais um upgrade no seu currículo incluindo uma formação essencial.
A idade não é uma barreira para o aprendizado. É melhor chegar atrasado do que não saber.
Fonte: Modern Ghana